segunda-feira, 9 de julho de 2007

Campanha - Doe Vida

Pessoal, em época de férias o número de doadores caí absurdamente nos hemocentros.
Por este motivo estou fazendo a campanha Doe Vida.
No próximo sábado 14 de Julho buscarei reunir o maior número de pessoas para esta campanha de doação na Santa Casa.
Motivo de escolher o hemocentro da Santa Casa é simples, primeiro que já realizei doação neste local e garanto o bom atendimento e a segurança, e segundo que é o único hemocentro de São Paulo que tenho o conhecimento de doação de Medula Óssea, além das já conhecidas doações de sangue e plaquetas.

Doação de Medula Óssea:
Quando se fala em doação de medula óssea muitas pessoas se assustam. Mas gostaria de esclarecer o seguinte, com apenas 10 ml de sangue faz-se a tipagem para identificar o HLA, nada é extraído da coluna somente no momento da transfusão, a compatibilidade de HLA é de 1 em 1 milhão de pessoas. O tipo de HLA será colocado no cadastro e quando aparecer um paciente a compatibilidade será verificada, em caso de compatibilidade o hemocentro entrará em contato com o voluntário para saber se existe ainda o interesse em realizar a doação, a partir daí é que se inicia o processo de transplante de medula óssea.

Doação de Plaquetas:
A doação de plaquetas pode ser feita constantemente, porém precisa ter veias fortes, o que pode ser solicitada a verificação no ato da doação de sangue.
O procedimento de doação de plaquetas é um pouco demorado, levando cerca de 1 hora e meia para ser realizado (deve ser feito agendamento prévio), pois o sangue é extraído do doador, passando então por um aparelho que retira parte das plaquetas e retornando o restante do sangue ao doador. Procedimento extremamente seguro.

Doação de sangue:
O processo de doação de sangue é o dos mais simples, levando do 5 à 15 minutos (dependendo do fluxo sanguíneo). Cada doação de sangue ajuda a salvar em média 3 vidas.
No mesmo dia pode-se realizar a doação de sangue pode-se colher a amostra para doação de medula óssea, bem como fazer a avaliação das veias para doação de plaquetas.

Onde fica a Santa Casa?
Rua Marquês de Itú, 579 - Vila Buarque
Próximo ao metrô Santa Cecília (Leste-Oeste)
Fone: (11) 2176-7258
Horários: Seg à Sex 07 às 18 e sábados 07 às 15

Requisitos básicos para doação:
Ter entre 18 e 65 anos de idade (para doação de plaquetas até os 60 anos e de medula óssea até os 55 anos)
Peso maior que 50 kilos
Estar em boas condições de descanso (mínimo 6 horas dormidas)
Estar em boas condições de saúde (não estar com qualquer indisposição ou fora do estado normal de saúde)
Estar bem alimentado
Evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas nas ultimas 12 horas antes da doação
Levar RG ou documento de identificação com foto
Não ingerir medicamentos anti-inflamatórios

Aos interessados em participar desta campanha, pode encaminhar-se diretamente ao hemocentro, ou se se preferirem podem ir comigo, para isso entrem em contato para marcarmos o local de encontro.

Para os que já realizaram qualquer tipo de doação voluntária não há muito o que falar a não ser que é extremamente gratificante. Aos que nunca doaram, aconselho e digo que não há nada melhor do que sair de um lugar sabendo que acabou de salvar diversas vidas.
Aos que dizem ter medo de agulha, ou similares tenho certeza de que a gratificação de superar um medo para salvar uma vida vale muito mais.
Doe um pouco do seu tempo, não custa. Vale muito a pena. Eu posso garantir.

Em caso de dúvidas ou para maiores informações acesse o site: