segunda-feira, 14 de maio de 2007

Visita do Papa ao Brasil

Semana passada foi marcada pela visita do Papa Bento XVI.
É muito importante que acontecimentos como este se passem no Brasil para divulgar nosso país, mas não pude deixar de observar algumas coisas.
Além da preocupação com a segurança de Sua Santidade, que é sem comentários necessária. A preocupação com a "vista" dos lugares de onde o Papa iria passar.
O Centro foi sujeito a limpeza digna de reis e rainhas, as ruas limpas, mosteiro reformado, Aparecida reformada.
Me pergunto, só se preocupam com o aspecto de nossa cidade quando uma Santidade vem ao nosso país?
Somos obrigados a conviver com a sujeira e os odores fétidos do centro de São Paulo todos os dias, e nunca é feito nada, por que?
Qual a implicação e justificativa para que isso não seja feito todos os dias? Falta de pessoas para fazê-lo? E porque o número de desempregados é tão grande?
Gozado que uma pergunta vem atrás da outra, quando começamos a especular os acontecimentos.
Então se é possível que isso seja feito e preservado por 4 dias por que não pode ser feito e preservado todos os dias?
Por que deixam patrimonios históricos serem deteriorados pelo tempo, sem o devido cuidado. Todos os dias ao me encaminhar ao trabalho me deparo com edifícios tombados, que não recebem o mínimo de cuidado. Enquanto isso existem sem teto, desabrigados. Se o imóvel não será utilizado porque não pode-se dar uma utilidade social à ele?
Se não é possível manter a cidad
e limpa devido à falta de educação de seus habitantes, aplique multa para quem joga lixo nas ruas. A especialidade de nosso país não é cobrar impostos, por que não colocar multas para quem não cuida de nosso habitat?
Toda ação tem uma reação, com certeza em uma cidade mais limpa as pessoas teriam mais consciência de que devem manter assim.
Sábado fui ao Mercado Municipal e infelizmente sou obrigada a dizer que meus próprios amigos jogaram lixo nas calçadas, eu que tenho consciência de quanto isso é prejudicial (sem querer é claro, fazer a figura de cidadã do ano) recolhi o que foi jogado pelos meus amigos e me encaminhei a lixeira, isso não me custou nada, e já fui uma pessoa que jogava lixo nas ruas, mudei o hábito, qualquer um pode mudar.
Acho que se houve-se a preocupação de nosso governo em manter nossa cidade limpa, muita coisa iria mudar, as pessoas dariam mais valor.
Não só a preocupação com a cidade mas também com os patrimonios históricos. Nossa cidade vem perdendo a identidade e ficando cada dia mais em formato "americanizado" cheia de prédios, arranha céus e casas modernas. E a cultura? E a arquitetura antiga? Tudo isso esta se perdendo.
Queria ter o poder de fazer algo, mas infelizmente no momento o que esta ao meu alcance é apenas escrever. Espero que de alguma forma isso tenha um resultado.