terça-feira, 24 de abril de 2007

'Respeite ao próximo como a ti mesmo'

Acho que isso não é um costume no Brasil.
A falta de respeito com o próximo me choca.
Ontem ao chegar em casa minha mãe (deficiente física) me contou que quase foi acidentada ao sair do ônibus, por causa da falta de respeito e atenção de outras pessoas.
Hoje ao me encaminhar ao trabalho encontrei com um troglodita no metrô que para sair do trêm, pois as pessoas que queriam entrar bloquearam toda a porta, deu um empurrão nas pessoas que quase caíram.
Gente, que mundo vivemos?
Somos seres humanos, racionais. Não animais.
Companheirismo, amor ao próximo, cumplicidade, compaixão, prestatividade... Onde foram parar o significado destas e de muitas outras palavras?
Hoje ouve-se, ignorância, desrespeito, má educação... e por ai a fora.
Fico triste em saber de acontecimentos como estes, falta de respeito com idosos, deficientes e pessoas sem necessidades especiais, estas também merecem respeito. Lembro-me que quando eu era novinha, com uns 5 ou 6 anos, ao entrar nos ônibus ou metrôs se não haviam lugares vagos, os homens cediam seus lugares aos idosos, gestantes, portadores de deficiência e mulheres, sim mulheres, toda e qualquer mulher, em qualquer idade.
Onde foi parar esta essência?
Cavalheirismo??? As pessoas hoje desconhecem esta palavra, hoje são é cavalos mesmo.
Temos que respeitar cada indivíduo, com limitações ou não.
Já vi casos de pessoas que empurram a outra e só quando percebem que esta outra tem limitações se desculpam. Porque isso? Se ela fosse uma pessoa sem limitações não merecia o respeito da desculpa?
Cada post que coloco neste blog fico cada vez mais chateada, porque chego a conclusão de que o problema esta dentro de nós, o problema da falta de respeito, da falta de cultura, da falta de recursos, todos os problemas são gerados graças a nossa preguiça, ao nosso individualismo e egoísmo.
Precisamos pensar nas consequências dos nossos atos, nos preocuparmos com o próximo.
Sermos mais humanos.