sexta-feira, 23 de março de 2007

Doe vida - Veja os meios de salvar vidas

Doação de sangue.
Para doação de sangue o procedimento é simples.Você precisa ter entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 kilos. Estar descansado, mínimo de 6 horas de sono, em boas condições de saúde.
Caso você esteja, gripado, resfriado ou com febre. Diarreia inexplicada. Emagrecendo rapidamente sem explicação. Se teve hepatite após os 10 anos de idade. Se usa ou já usou drogas injetáveis. Se teve contato intimo sem preservativos, com pessoas portadoras de Aids ou Hepatite B e C. Se tem ou teve muitos parceiros sexuais durante 1 ano e se teve relações sexuais sem proteção. Você deve fazer exames de sangue para posteriormente doar.
Ao se dirigir a um Hemocentro para doar você deve levar um documento oficial com foto. Ter dormido por no mínimo 6 horas. Ter fumado o ultimo cigarro 1 hora antes da doação. E não ter consumido bebidas alcoólicas nas ultimas 12 horas.Você pode doar nos Hemocentros abaixo:
Santa casa - Rua Marques de Itú, 579. Próximo ao metrô Santa Cecília.
Hospital São Luiz Gonzaga - Rua Miguel Ouchana, 94. Jaçana.
Hospital Pérola Byington - Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 683 - Liberdade.
Hospital Geral de Guarulhos - Alameda dos Lírios, 200 - Guarulhos.
A doação de sangue pode ser feita 3 vezes por ano, o processo é simples e dura aproximadamente 15 minutos.

Doação de plaquetas.
As plaquetas são componentes do sangue responsáveis pela coagulação, ou seja, evitam sangramento.
O que é uma doação de plaquetas por Aférese?
Aférese é uma palavra de origem grega, que significa separação. A doação de plaquetas por aférese é um processo pelo qual o sangue do doador é retirada do uma veia do braço, passando por um equipamento que retém parte de suas plaquetas, e devolve o restante a veia do outro braço do doador.
A doação de plaquetas por Aférese é segura?
Sim, doar plaquetas por aférese não ofereçe nenhum risco ao doador, pois todo o material é estéril, individualizado e descartável.
Porque doar plaquetas?
As plaquetas, como todos os demais componentes do sangue, não podem ser fabricados, sendo a doação o único meio de obtê-los.
Quais as pessoas que necessitam de plaquetas?
Principalmente os pacientes com leucemia, tumores, transplantados (que estão em tratamento de quimioterapia). Estes pacientes apresentam sangramentos por não produzirem plaquetas.
Quanto tempo é necessário para a doação de plaquetas?
Este procedimento demora cerca de 90 minutos.
Requisitos para doação de plaquetas.
Estas em boas condições de saúde. Ter entre 18 e 60 anos, ter peso acima de 50 kilos.Estas alimentado, evitando claro, alimentação gordurosa e bebidas alcoólicas nas ultimas 12 horas.
Ter dormido no mínimo 6 horas.
Não ingerir medicamentos anti-inflamatórios. E ter disponibilidade de tempo para a data agendada.
Documentação necessária documento oficial com foto.

Doação de medula óssea.
1 em 1 milhão é a chance de se encontrar uma medula óssea compatível com a de outra pessoa no Brasil.
Você sabia que a doação de medula óssea é um dos procedimentos mais simples entre as doações e que você pode salvar uma vida?
O transplante de medula óssea e a esperança de cura para milhares de portadores de leucemia e outras doenças sanguíneas.
Como se tornar um doado?
Você precisa ter entre 18 e 55 anos, bom estado de saúde e querer ajudar.
Com apenas 10 ml de sangue ele será tipado, através de um teste de laboratório onde irá identificar seu HLA.
Seu tipo de HLA será colocado em um banco de dados. E assim que aparecer um paciente sua compatibilidade será verificada, se for compatível, outros testes sanguíneos serão necessários.
Tendo a compatibilidade confirmada, você será consultado para doação. Você receberá informações quanto ao seu estado de saúde e passará por outros exames.
Seja um doador voluntário de medula óssea.
Para ser um doador voluntário de medulá óssea, dirija-se ao Hemocentro da Santa Casa de São Paulo de segunda à sexta-feira das 7h às 18h e aos sabados até as 15h.Rua Marques de Itú, 579. Próximo ao metrô Santa Cecília.
Dúvidas:
O que é?
A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, produz os componentes do sangue, incluindo as células brancas, agente mais importante no sistema de defesa no nosso organismo.
Quem necessita?
São pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como leucemia. Além dos portadores de aplasia de medula ou pacientes cuja medula tenha sido destruída por irradiação, etc.
Como a medula óssea é removida?
Em um centro de transplantes, os doadores passam por uma pequena cirurgia de aproximadamente 90 minutos. São feitas múltiplas aspirações realizadas com agulhas especiais na região pélvica posterior para coletar a medula.
Por que doar é importante?
É muito difícil encontrar doador de medula compatível, mesmo na própria família. Em nosso país a mistura racial é muito grande, e isso dificulta ainda mais a procura por um doador ideal. Portanto, a existência de um número cada vez maior de doadores, facilita a busca por um tipo de medula compatível.
Quais os riscos?
São praticamente inexistentes para os doadores. Até hoje não há registro de nenhum acidente grave devido a este procedimento.
O que acontece?
...se não existir doadores compatíveis na família do paciente? Procura-se um doador compatível no banco de medula óssea. O banco precisa de um número elevado de doadores para aumentar a possibilidade de encontrar um doador compatível.
Qual a quantidade de medula extraída?
Menos de 10%. Dentro de poucas semanas a medula doada é recomposta pelo doador.
Se um doador compatível é encontrado?
Há um contato com o doador para verificar se ele ainda tem interesse em fazer a doação.
Como os pacientes recebem a medula óssea?
Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe uma nova medula por meio de transfusão. Em duas semanas, a medula transplantada já estará produzindo novas células.
Os exames do doador?
Ele passa por um exame médico clínico para verificar seu estado de saúde. Não há nenhuma exigência de mudanças no hábito de vida, trabalho ou alimentação.
Como doadora digo que vale a pena. Não custa nada, alguns minutos e força de vontade pode salvar muitas vidas.