sexta-feira, 30 de março de 2007

Racismo

O racismo é um tabu que parece que ainda vai levar alguns anos para ser quebrado.
Foi feita uma pesquisa no Estadão sobre o comentário da ministra Matilde Ribeiro, titular da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial, onde foi dito que é "natural" quando o negro se insurge contra o branco. Mais de 90% discordaram da opinião da ministra.
E eu também.


Acho isso engrassado, se o racismo assim como qualquer tipo de preconceito é crime, porque o negro pode ter preconceito com o branco?
Não vejo uma justificativa plausível para isso.
Acho que todos devemos nos respeitar como iguais, brancos ou negros.
Acho um absurdo existir faculdade para negros, igreja para gays, se prega-se que todos devemos viver em comunhão, porque é que os negros querem se separar dos brancos com uma faculdade exclusiva, e os gays dos heterossexuais?
É tanto preconceito que existe no nosso país, já pararam para listar? Preconceito contra negros, homossexuais, mulheres, indígenas, grupos sociais, e vai por ai a fora. Em que Brasil vivemos?
Nem parece que nosso país é originado de miscigenação, cercado por tanto preconceito.
E onde esta o problema disso?
Sem dúvida é falta de instrução. Começa-se estereotipando as pessoas pelos times de futebol, tal time é de ladrão, outro é de gay, e por ai a fora, e assim se origina mais e mais preconceito.
Acho que ao invés de fazer comentários como este deveriam é realizar palestras em diversos pontos do país levando a conscientização da importância do fim do racismo.
E não fazer comentários descabidos.
Sou contra o racismo de todas as partes, não importando a história e o passado da raça, origem. Devemos nos respeitar sempre.