quarta-feira, 7 de março de 2007

Efeito Estufa - Super Interessante

Estava lendo esta manhã a Super Interessante uma matéria sobre o efeito estufa e gostaria de comentar a respeito.
Muitos de nós ainda não parou para colocar a mão na consciência e ver que todos temos culpa deste efeito que tem deixado os dias cada vez mais quentes e secos.
Podemos ajudar isso como coisas simples como a reciclagem do lixo. Faço reciclagem do meu lixo diariamente e isso não atrapalha em nada meu dia-a-dia, a única coisa é separar em sacolinhas diferentes, mais nada.

Fiquei intrigada ao descobrir através desta matéria publicada que os gases bovinos são mais nocivos à camada de ozônio do que o próprio dióxido de carbono (CO2) por incrível que pareça. Vou colocar o trecho da matéria que relata:
"Criação de gado e agricultura responde por 25% do efeito estufa.
Foi a intervenção mais nociva e violenta em larga escala já produzida pelo ser humano no ambiente do planeta Terra.
As plantações e criação de gado emitem gases até mais agressivos que o tradicional dióxido de carbono (CO2), principal subproduto indesejado da queima de petróleo e carvão. A flatulência bovina é principalmente composta de um gás chamado metano. Na atmosfera, ele é 20 vezes mais poderoso que o CO2 no acirramento do efeito estufa - fenômeno que faz com que a luz solar consiga chegar a superfície da Terra, mas o calor produzido por ela ao atingir o solo não consiga mais sair. O metano é produzido por bactérias que participam do processo digestivo do gado, e sua liberação na atmosfera tem um efeito sério. Uma vaca é capaz de emitir 250 gramas de metano no ar. Estima-se que existam 1,4 bilhão de cabeças de gado no mundo. Vezes 250 gramas, dá 350 mil toneladas.
Mas, como o metano é muito mais potente como gás-estufa que o CO2, o resultado é equivalente à emissão de 7 milhões de toneladas de dióxido. é preciso, sendo conservador, cerca de 50 milhões de carros para emitir este tanto." Matéria publicada na edição da Super Interessante de Março de 2007.
O triste é que os danos causados até o dia de hoje, por mais que haja conscientização de 100% da população, não poderão ser revertidos até os próximos 100 anos para que o planeta retorne seu equilíbrio.
O que podemos fazer por isso? Diminuir a emissão de dióxido de carbono. Como isso é possível? Simples, veja:
-Diminuir a utilização de veículos abastecidos à gasolina, prefira sempre o álcool como combustível, só utilize em caso de necessidade para distâncias longas, vá à padaria a pé ou de bicicleta, exercício faz bem à sua saúde.
-Viagens aéreas são um veneno ao meio ambiente, prefira os trens, com isso você vai aproveitar mais sua viagem à laser, leia um bom livro, aproveite a paisagem.
-Diminua o consumo de carne bovina, prefira carnes brancas que são fácilmente digeridas pelo seu organismo e muito mais saudáveis.
-Recicle, reciclar é vida. Afinal se misturar tudo é lixo, se separar é produto, gerando assim mais empregos. Você pode utilizar as famosas sacolinhas de mercado, separe o plástico, o papel, o orgânico, as latas. Existe sempre alguém no seu bairro que irá recolher este material selecionado.
-Cigarro, além de você ter muito mais disposição, bom hálito, paladar, entre outros benefícios (quem escreve é uma ex-fumante) irá diminuir o CO2 lançado no meio ambiente.
-Utilização do fogão somente quando extremamente necessário, afinal com o calor gerado pelo efeito estufa, nada melhor do que alimentos leves e frescos.
-E diminua o consumo de luz em sua casa, para quê deixar a luz do quarto, da sala, da cozinha acesas sendo que você esta no banheiro, ou na lavanderia. Isso fará muito bem para o seu bolso. Prefira sempre luzes econômicas.
Abra o olho, pequenas ações podem transformar o mundo. Não custa, seus filhos, netos... irão agradecer.