quinta-feira, 15 de março de 2007

Educação no Brasil

Felizmente chegou o momento de nosso presidente assumir que a educação de nosso país é precária. Conforme suas palavras estamos entre os "piores do mundo" em educação. Veja abaixo:

"Nós estamos entre os piores do mundo", afirmou o presidente, em cerimonia no Palácio do Planalto.
"A experiência acumulada mostra que o Estado brasileiro, ao longo das últimas décadas, não deu respostas (para os problemas da educação). Houve a universalização do ensino, mas não houve um acompanhamento da melhoria da qualidade da educação. Então, estamos entre os piores do mundo", declarou o presidente, falando a professores, reitores, pedagogos e ex-secretários de educação.

Assumir é um passo, mas e ai? O que será feito para melhorar a educação?
Quando é que irão perceber que Português, Matemática, História, Geografia, etc, é arroz com feijão, ou seja, básico e essencial. Precisa-se colocar o jovens para ter cultura social, contato com a natureza, contato com a realidade do mundo.
Responsabilidade social é o que falta em nossa população, não só nos jovens.
Se desde o começo, desde sempre houve-se educação ambiental e social com certeza viveríamos em um país melhor, com pessoas menos violentas, mesquinhas, egoístas, é melhor parar por aqui.
Eu infelizmente não tive acesso à cultura social e ambiental nas escolas, mas minha criação fez com que eu me interessa-se pelo assunto e busca-se entender e ter o compromisso e responsabilidade com a sociedade e com o meio ambiente.
Quando que os responsáveis pela cultura do país irão perceber a necessidade disso?
Sem cultura nosso país não tem futuro, o futuro esta nos jovens e adolescentes que muitas vezes estão roubando e matando.
Infelizmente nós estamos amarrados e não podemos fazer nada a respeito no que se refere a educação dentro das escolas, mas podemos fazer isso dentro de casa.
Mostrem a importância da responsabilidade e compromisso social e ambiental para seus filhos, netos, sobrinhos, primos, afilhados, vizinhos. Por que não?
Precisamos antes de mais nada ter a consciência de que o rumo do nosso país também depende de nós. A partir daí poderemos mover o mundo.