Como toda mulher tenho tendências consumistas e isso me fez entrar numa fria, tinha diversos cartões de crédito para todos os gostos.
Primeira ação tomada: analisar quais cartões eram realmente necessários em minha vida.
Conclusão: nenhum. Mas por via das dúvidas e para as emergências resolvi deixar um. Afinal para que ficar tirando dinheiro da conta sempre que precisar comprar algo se posso fazer isso uma vez por mês e ainda acumular milhas para viajar. Então deixei um único cartão.
Segunda ação: Validar todas as parcelas pendentes e compras a serem pagas e checar qual a ultima data de pagamento.
Conclusão: Zerei todos os cartões desnecessários em 2009, ficando somente o que será mantido por mim com algumas pendencias que se encerraram em Janeiro de 2010, e que foram todas quitadas consequentemente no mês passado.
Terceira ação: usar o cartão de crédito somente quando necessário, parar de comprar tudo o que tenho vontade só porque ando com o cartão de crédito na bolsa, para isso parei de andar com o cartão de crédito na bolsa, só pego quando sei que vou precisar. Assim se eu vejo algo que quero na rua e não estou com o cartão de crédito não compro, porque não tenho o costume de andar com dinheiro, e não tenho vontade de adquirir este hábito.
Conclusão: Todas as minhas dividas de agora são a curtíssimo prazo, e em pequeno volume, com isso não vou mais me enfiar em dívidas sem fim e vou conseguir guardar dinheiro para projetos a longo prazo.
Aconselho todos a se livrarem das dívidas e cortarem os cartões de crédito desnecessários. É muito bom ter uma vida financeira controlada. Não bate aquele desespero no final do mês na hora de pagar as contas.
Beijos leitores.